como melhorar a autoestima

COMO MELHORAR A AUTOESTIMA LENDO APENAS ESSE ARTIGO

Você sabia que as pessoas com baixa autoestima costumam manter umas exigências elevadas demais sobre o que elas deveriam ser ou deveriam conquistar?

Pois é, se você tem a autoestima baixa poder ser porque você esteja tentando alcançar a perfeição em tudo o que você faz.

E isso aí, amigo mío, é mais ou menos como querer ser tão perfeito quanto um Deus.

– Tanto assim? Eu não quero ser um Deus.

Você não quer ser um, conscientemente, mas você se autocritica como se quisesse ser um…

Vou te explicar isso daqui a pouco, além de te dar outras dicas poderosas para você aprender a como melhorar a autoestima.

Ah, e eu aposto que a dica #6 irá surpreender você. Por quê? Bom, ela é ignorada pela maioria das pessoas, o que faz com que a autoestima delas não seja muito boa.

Então, vamos lá?


COMO MELHORAR A AUTOESTIMA COM APENAS 7 DICAS


Para entender como melhorar a autoestima uma das coisas mais importantes que você tem que fazer é mudar os pensamentos exigentes por outros mais adequados – mais de mortais, de seres humanos -.

Você tem que ser menos exigente consigo mesmo.

Tenho certeza que você vai conseguir aumentar e melhorar a autoestima se você seguir as dicas que vou te mostrar mais adiante.

Antes disso, primeiro vamos ver o que entendemos por autoestima no Incentivo de Vida.

O que é a autoestima?

Autoestima significa, de forma simples, se apreciar por quem você é, incluindo os seus defeitos e fraquezas – este último é muito importante! -.

Saber como melhorar a autoestima não é uma habilidade, se baseia simplesmente no conhecimento das suas fortalezas e fraquezas, e de como você interage com o mundo tendo esse conhecimento.

O que define uma pessoa com alta autoestima?

As pessoas com alta autoestima se sentem bem consigo mesmas por ser quem elas são, por apreciar seu valor próprio e por estarem orgulhosas de possuir uma série de habilidades e talentos.

Elas sabem que não são perfeitas –que não são deuses – e que elas têm defeitos e fraquezas, mas não dão muita importância a eles.

Inclusive às vezes, as fraquezas servem como incentivos para essas pessoas, pois a motivação para o crescimento é muito mais poderosa.

DICA #1: PERCEBA O SEU VERDADEIRO EU


como melhorar a autoestima

Vamos a levar em conta um fato bastante simples:

Você não pode mudar aquilo que você não sabe que existe.

O mesmo acontece com a sua autoestima: não dá para mudá-la se você não sabe como ela está e o que a afeta.

Por exemplo, quando você fala: “Sou um inútil, não consigo fazer nada direito”, você está falando para si mesmo uma simples, mas quase sempre, convincente mentira.

Essa mentira é ESSA coisa que você não sabe que existe, mas que está afetando sua autoestima.

No exemplo abaixo, o importante é deixar de achar que a inutilidade é uma caraterística da sua identidade. Nós, humanos, fazemos besteiras e cometemos erros muitas vezes, mas não sempre e o tempo todo.

Exercício para identificar fortalezas e fraquezas

Pegue um pedaço de papel e faça uma linha divisória no meio.

No lado esquerdo coloque “Fraquezas” e no lado direito “Fortalezas”. Então coloque 10 de cada categoria. Podem parecer muitas porém você vai ter que se esforçar para encontrar 10.

Se você está tendo dificuldades em encontrá-las, pense no que outras pessoas te falaram ao longo dos anos:

  • “Obrigado por ter me escutado aquele dia em que eu fui tão chato.”
  • “Você fez um trabalho muito bacana nesse projeto, obrigado por ter me ajudado.”
  • “Cara! Você é craque contando histórias.”
  • “Como? Já está pronto? Você já fez as contas? Tão rápido assim?”

O resultado vai ser a sua Lista de Fraquezas e Fortalezas, que você deve levar em conta para saber como melhorar a autoestima.

Ela vai te lembrar tanto das coisas nas quais você é um inútil, quanto daquelas nas quais você é o número #1.

Após conhecer as suas fortalezas e fraquezas, você tem que utilizar sabiamente as primeiras e melhorar ou modificar as segundas.

Com certeza você vai conseguir modificar algumas das suas fraquezas, se você trabalhar nelas, uma por uma, ao longo de um mês ou um ano.

Lembre-se de que ninguém muda de um dia para outro. Então não acredite em expectativas pouco realistas pensando que você vai poder mudar alguma fraqueza em uma semana só. 

Exercício extra!

Além de fazer a lista, outro exercício que você pode fazer diariamente, e que tomará pouco do seu tempo, é dedicar 2 minutos do seu dia para pensar em 3 coisas que você aprecia em si mesmo (podem ser coisas pequenas).

Eis aqui alguns exemplos no meu caso:

  • Faço pessoas ficarem felizes dando a elas uma nova perspectiva de como analisar os problemas delas.
  • Diariamente ajudo muitas pessoas com meus artigos. O artigo sobre como melhorar a autoestima melhorou a qualidade de vida de muitos leitores.
  • Gosto muito da natureza e por isso lido com ela com respeito.

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

DICA #2: FREIE O SEU CRITICO INTERNO


como melhorar a autoestima

Você sabe dessa voz que às vezes te diz o que você pode ou não pode fazer? – não, não estou me referindo à sua querida mãe 😜-.

Estou falando do seu ego ou crítico interno – eu também gosto de chamá-lo de vilão interior -.

Esse vilão que você tem dentro de si fica sussurrando pensamentos destrutivos na sua mente:

  • Você é muito preguiçoso moleque! Vai trabalhar!
  • Você é muito ruim no que faz. Com certeza alguém vai descobrir e vão te demitir no trabalho.
  • Você é mais feio do que Fulano.
  • Você não vai conseguir fazer o trabalho. Você é lerdo demais.

Ruim, né? Mas escute o que vou te falar: você não precisa aceitar esses pensamentos negativos.

Você pode freá-los e mudá-los para pensamentos positivos. Falo de como você pode fazer isso nesse artigo em apenas 4 passos.

A Arte de Ser Otimista: 4 Passos para Acabar com os Pensamentos Negativos Agora

DICA #3: NÃO SEJA PERFECCIONISTA, ESTABELEÇA METAS REALISTAS


como melhorar a autoestima

Eu já falei disso no começo do artigo, você se lembra?

O perfeccionismo faz com que você fique paralisado devido ao medo que você sente quando pensa que não vai ser capaz de atingir essa meta tão exagerada e pouco realista que você estabeleceu.

Ai você fica procrastinando e o resultado disso é que não consegue o seu objetivo, nem mesmo fica perto, e como consequência a sua autoestima afunda.

A perfeição é inatingível. Você nunca vai ser perfeito. Não vai ter o corpo perfeito, nem a vida perfeita, nem a relação perfeita, nem os filhos perfeitos ou a casa perfeita.

A ideia de perfeição é artificial, você acredita nela porque a sociedade e a mídia te falaram que existe.

Mas a perfeição é apenas uma lenda.

Você acha que não? Então pense naqueles filmes americanos onde tudo é perfeito até que o vilão aparece arrasando com tudo. O filme costuma começar assim:

Na cena aparece um homem de meia idade super bem sucedido que vai até a cozinha gigante da sua casa gigante onde encontra os seus filhos perfeitos tomando o café de manhã – café de manhã, que, pela quantidade de comida, acho que seria mais um jantar de natal-.

O cara então chega, pega uma xícara de café e vai embora da casa falando para sua mulher perfeita – que com certeza passou a noite toda cozinhando, levando em conta toda essa quantidade de comida – que tem muito trabalho nesse dia e por isso não vai poder tomar o café.

Pois é, a realidade não se parece nem um pouco com essa cena de filme hollywoodiano, porém você cresce achando que tudo pode ser assim.

Portanto, para saber como melhorar a autoestima esqueça da perfeição e procure apenas fazer as coisas bem feitas, que nem esse artigo: ele não é perfeito, porém é útil, né?

Estabeleça metas realistas para cada objetivo. Se você ficar se forçando a realizar um objetivo impossível isso definitivamente não vai fazer com que você consiga alcançá-lo. De fato, o mais provável é que você desista diante da frustação.

Confira: Metas E Objetivos: O Guia Rápido Para Alcançar Seus Sonhos.

DICA #4: DEIXE DE SE COMPARAR COM O RESTO


como melhorar a autoestima

Sempre que você compara sua vida, a si mesmo e o que você possui em relação às outras pessoas, você está mantendo um hábito MUITO destrutivo.

Você pode pensar…

O vizinho tem um carro maior e uma casa maior do que a minha. Isso porque a vida dele deve ser melhor do que a minha.

Não tem porque, muitas vezes as aparências enganam e o que o seu vizinho tem é uma dívida no Serasa tão grande quanto o tamanho do Maracanã.

Viu o exemplo? Esse padrão de pensamento repetido e prolongado ao longo do tempo vai ter como resultado uma baixa autoestima.

Eu vou te revelar uma coisa aqui e agora para você aprender como melhorar a autoestima.

Uma coisa que todas as pessoas que têm a autoestima alta compartilham.

SEMPRE vai ter alguém que vai ser melhor do que você em alguma coisa, e com certeza você vai ser melhor do que outras pessoas em outros aspectos.

Você tem que lembrar disso.

Se você quer competir com alguém, é melhor competir consigo mesmo. Tente ser melhor do que você mesmo, dia após dia.

Melhore os seus próprios resultados e inevitavelmente você conseguirá ser melhor do que muitos.

Essa aqui, amigo, é uma das chaves sobre como melhorar a autoestima para que ela esteja bem alta.

DICA #5: PASSE MAIS TEMPO COM PESSOAS CONSTRUTIVAS E AFASTE-SE DE PESSOAS DESTRUTIVAS


como melhorar a autoestima

Para conseguir dar um jeito em sua autoestima, além de seguir as dicas anteriores você vai ter que escolher as pessoas com as que você compartilha seu tempo.

Escolha gastar menos tempo com pessoas nervosas, perfeccionistas, grossas ou que não aceitam as suas metas e sonhos.

Por outro lado, passe mais tempo acompanhado de pessoas positivas e estimulantes, que tenham umas ideias mais humanas e diferentes formas de pensar acerca das coisas.

Por último, fique de olho no que você lê, escuta ou assiste na TV. Escolha aquelas fontes de informação que façam você se sentir melhor consigo mesmo – por exemplo, incentivodevida.com! -.

Quer saber? Passa mais tempo comigo e dá uma lida nesse artigo sobre como ser feliz, não tem erro!

➪ As 12 Dicas Definitivas Para Ser Feliz (a #11 é a melhor).

DICA #6: SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO (vale por duas dicas)


como melhorar a autoestima

Provavelmente, de todas as dicas que eu te dei até agora, essa aqui é a mais importante.

Não só no quesito de como melhorar a autoestima, mas também para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.

O que é a zona de conforto?

De um jeito simples, zona de conforto é aquele espaço da sua vida no qual você se move diariamente.

É aquilo com o que você está costumado e onde sente segurança e tranquilidade: acordar, tomar o café, trabalhar, almoçar, brincar com seus filhos após o trabalho, jantar e dormir.

Para sair da sua zona de conforto você tem que provar coisas novas, experimentar.

Se você sentir falta de tranquilidade diante da ideia de fazer algo diferente, então isso ai está fora da sua zona de conforto, perfeito!

Ninguém pode voltar no tempo e iniciar um novo começo, mas qualquer pessoa pode começar hoje e lograr um novo final – Maria Robinson

– Pera aí! Agustín, por que eu vou querer sair da minha zona de conforto se aqui estou bem demais?

Eu sei, é algo que parece irracional. Mas a realidade é que se você se mantém na sua zona de conforto eternamente, então não vai conseguir progredir na sua vida.

O melhor jeito é detectar que coisas você não gosta de fazer e provar outras coisas que você sempre desejou.

Pode começar com pequenas mudanças, como começar a fazer exercício, para depois tentar fazer algo que esteja totalmente fora da sua zona de conforto, por exemplo, montar um negócio online que gere renda extra para poder largar o seu atual emprego.

Além dos benefícios que você vai obter por sair da zona de conforto, isso vai chamar a atenção do resto de pessoas, que vão querer te conhecer e ficar perto de você – o que vai ser muito bom para a sua autoestima-.

Descubra mais aqui: 7 Razões para Você Sair da Zona de Conforto Imediatamente.

CONCLUSÃO (COMO MELHORAR A AUTOESTIMA)


Siga as dicas desse artigo sobre como melhorar a autoestima, mas lembre-se que isso requer tempo e foco.

O que você conseguir na sua vida vai depender enormemente da imagem que você tem de si mesmo, então cuide muito dela.

Você pode aprender mais sobre como melhorar a autoestima no curso que eu deixei a seguir para você conferir.

Assista ao vídeo gratuito, contém várias dicas geniais e uma apresentação do curso.

como melhorar a autoestima

Um abraço,
Agustin D. Parrondo


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)

  • Pingback: Inteligência Emocional: 10 Traços que as Pessoas Felizes Possuem()

  • Pingback: As 12 Dicas Definitivas Para Ser Feliz (a #11 é a melhor)()

  • Pingback: 4 Passos para Acabar com os Pensamentos Negativos Agora()

  • cliffoliveira

    e a sétima dica ??

  • Olá @cliffoliveira:disqus, muito bemvindo e obrigado pelo seu comentário!
    Está certo, só escrevi 6 dicas. Isto é porque considerei que a última dica: SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO, conta como duas dado seu enorme valor. Explico para você o porquê:

    Acredito que a melhor forma de aumentar a autoestima é ir sempre além dos próprios límites autoimpostos, ou seja, fazer coisas diferentes com o objetivo de melhorar e ignorando para isso os próprios pensamentos autolimitantes.

    O “simples” fato de sair da zona de conforto e ver os excelentes resultados conseguidos é o melhor remédio para quem está com a autoestima baixa. Alguns exemplos: correr 30 minutos seguidos sem morrer tentando-o, passar na prova de um concurso, aprender uma nova lingua sem medo de se expressar e errar ou até achar o emprego dos seus sonhos e se esforçar para alcança-lo.

    Você não se sentiria uma pessoa autoconfiante ao atingir algum desses objetivos? Eu sim.

    Forte abraço,
    Agustin D.

  • cliffoliveira

    Ok
    eu achei que ter uma atitude seria a sétima dica, e isso seria relativo a questionar a sétima dica ( ou seja uma pegadinha )
    mas tá valendo, parabéns pelo artigo!