como perder a timidez

COMO PERDER A TIMIDEZ: A INSPIRADORA HISTÓRIA DE UM TÍMIDO

Desde criança eu sempre fui uma pessoa tímida, e ainda sou, porém em menor intensidade, pois aprendi como vencer a timidez.

Ainda lembro das dificuldades e preocupações geradas pelas consequências de ser tímido:

  • Minha timidez era tanta, que estava presente até no seio familiar: nos encontros eu sempre era o menino que “um gato tinha comido a língua”.

  • Nas saídas da adolescência, todos meus amigos falavam com meninas na balada, enquanto eu esperava por alguma que falasse comigo primeiro: sem sucesso.

  • Quando conhecia outras pessoas eu demorava dias em começar a falar, apenas respondia quando me perguntavam. Era como se tivesse que passar um período de teste antes de falar de forma aberta com essa pessoa.

  • Falar em público na frente de uma plateia de 100 pessoas? Era algo impensável até que entrei na faculdade de psicologia.

Quer saber o que aconteceu com a minha timidez? Quer saber como consegui vencer a timidez? Continue lendo.

História de Alguém que Aprendeu Como Perder a Timidez


como vencer a timidez

Eu tinha acabado de entrar na faculdade, tinha 18 anos e era muito tímido.

Só consegui fazer amigos porque a que a grande maioria dos alunos novatos não conhece ninguém, então no começo procuram de forma ativa parceiros para compartilhar os seguintes anos de estudo.

Lembro perfeitamente no dia que eu perdi a timidez, estava na aula de neurociências.

Naquela época, as aulas do primeiro curso da minha faculdade estavam completamente lotadas, havendo por volta de 100 pessoas em cada aula.

O professor tinha pedido para formar grupos com a finalidade de fazer e apresentar um trabalho.

AHHHHHHHHH! Apresentaaaaaaaar!

Todo o meu ser ficava tenso e atento antecipando a odisseia que se aproximava.

Na hora de apresentar, até as pessoas mais extrovertidas ficavam tensas, como estaria uma pessoa introvertida e tímida, como eu?

Na Espanha falamos: “Estoy con el corazón en un puño” – estou com o coração no mão-, quando estamos tensos ou nervosos.

Essa seria a expressão que eu utilizaria para definir meu estado naquele momento.

Fizemos o tão pouco desejado projeto e chegou o dia “tão” esperado. Estava na hora de apresentar.

Para minha tristeza, meu grupo teria que ser o primeiro em apresentar: uma pessoa SÓ de cada grupo teria que apresentar o trabalho inteiro.

Olhei para meus colegas e soube que nenhum deles tinha estudado o suficiente.

Primeiro xinguei eles por dentro.

Depois tudo isso aconteceu muito depressa:

Quando o professor perguntou pelo representante do primeiro grupo em apresentar fiquei surpreendido ao ver que eu estava me levantando da cadeira e me dirigindo à palestra.

Na minha faculdade, todas as aulas tinham um pequeno palco de madeira para que o palestrante seja bem visível desde qualquer parte da sala.

como vencer a timidez

Por volta de 202 olhos estavam olhando pra mim: Agustin, um menino tímido desde que nasceu, subido naquele palco, provavelmente com a cara branca e pálida de terror.

Em breves segundos, eu teve vários pensamentos:

  • Provavelmente, daqueles que estão aqui nessa aula, a pessoa que mais sabe do que eu vou falar sou EU (e o professor), então ninguém vai me julgar, apenas quem precisa e deve.

  • Todos os olhos que estão olhando pra mim têm a mesma expressão: compaixão, pois eles sabem que terão que subir apresentar mais cedo que tarde. Ninguém vai me julgar, até sinto que estão me apoiando.

  • O pior que pode acontecer é eu trave na hora de falar, ou que esqueça de alguma coisa, erros que todos cometemos nas primeira apresentações. Disponho dessa maravilha de Power Point e dos meus escassos conhecimentos pra sair dessa.

Você imagina o que aconteceu né? Com aqueles pensamentos eu era o menino mais confiante de si mesmo na Terra naquele momento.

O resultado?

Foi a melhor apresentação que eu fiz e da qual eu me sinto mais orgulhoso.

Desde então minha timidez diminuiu de forma extraordinária.

Quer saber o que eu aprendi dessa experiência? Descubra a seguir como perder a timidez nessas 7 dicas simples.

Esse artigo é para você, que está querendo saber como vencer a timidez, por constatar que esse desconforto e inibição nas interações sociais prejudica suas relações em diversas esferas, inclusive na profissional – como no meu caso.

Veja a lista abaixo e se livre de vez desse carma na sua vida!

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

PASSO #1: ELIMINE DE VEZ AS CRENÇAS QUE TE LIMITAM


como vencer a timidez

Não ache que o mundo todo está olhando pra você o tempo todo, pois não é verdade, as pessoas passam o dia olhando para os próprios problemas, sem perceber os dos outros – Incentivo de Vida

Uma crença nada mais é do que uma opinião formada, e como qualquer opinião ela pode ser alterada, seja através de novas evidências, ou ainda a partir da ação que o tempo exerce dentro de cada um de nós.

Assim sendo, se você quer entender como perder a timidez saiba que uma das melhores formas para fazê-lo é parar de alimentar crenças negativas ao seu respeito.

Sim, crenças negativas, especialmente aquelas que te jogam para baixo, que te colocam para trás e que não te levam a lugar algum.

Se pensamos o tempo todo que somos piores, mais fracos ou incapazes teremos muita dificuldade de nos livrar na vida real desse estigma, por isso se esforçe muito para ver o seu melhor lado o tempo todo!

Faça que nem eu fiz naquela aula, com aqueles pensamentos eu derrubei minhas crenças negativas e consegui me sobrepor às circunstâncias.

Confira: 10 Razões de Peso para Você Ter Pensamentos Positivos (a 8# é mágica).

PASSO #2: ABRACE AS CRENÇAS QUE TE FORTALECEM


como vencer a timidez

Não adianta dizer adeus aquelas opiniões ao seu respeito que só te depreciam, se você não coloca algo que estimule verdadeiramente no lugar.

É preciso alimentar continuamente a ideia de que você é bom, de que vale a pena, de que é merecedor e de que pode tudo o que quiser, quando quiser.

Pode parecer bobagem e ir contra todas as suas sensações ao seu próprio respeito, mas alguém já disse que uma mentira dita mil vezes se transforma em uma verdade.

Por tanto, se você repetir mentalmente as suas qualidades, capacidades e habilidades elas se internalizaram com o tempo e com a insistência, pode acreditar!

PASSO #3: FAÇA DESSA SUPERAÇÃO UM OBJETIVO DE VIDA


como vencer a timidez

Todo sonho transformado em meta tem mais chance de sair da fantasia, do que aquelas ideias que nunca se transformam em um objetivo claro.

Se você não quer ter mais vergonha ao falar em público, ou quando for abordar alguém, então é fundamental dar a isso um prazo para acontecer na sua vida, além de estabelecer uma série de passos e orientações para chegar lá!

Veja: Metas E Objetivos: O Guia Rápido Para Alcançar Seus Sonhos.

PASSO #4: FAÇA DO FOCO A SUA OBSESSÃO


como vencer a timidez

Como perder a timidez quando somos naturalmente distraídos e esquecidos?

Simples: tendo foco.

Ok, não é tão fácil assim, mas uma dica que pode te ajudar nesse processo é anotar tudo.

Como dito no passo anterior, é necessário transformar esse desejo em meta, então que tal colocar tudo no papel e espalhar várias cópias pela casa, para que isso nunca saia da sua cabeça, nem mesmo quando você estiver dormindo?

Pode confiar que funciona!

PASSO #5: CRIE NOVOS HÁBITOS


como vencer a timidez

Loucura é fazer tudo do mesmo jeito sempre, esperando resultados novos – Albert Einstein

Uma pessoa tímida, que nunca sai de casa e que nunca conversa com outras pessoas provavelmente continuará sendo tímida por mais um montão de tempo, né?

Não tem jeito mesmo: mudanças pedem hábitos novos e transformadores.

Einstein disse uma vez que é loucura fazer tudo do mesmo jeito sempre, esperando resultados novos.

Aqui a máxima se repete.

Portanto, se você de fato quer compreender como perder a timidez é importante começar a adotar atitudes que te façam superá-la de vez, não seguir aquela rotina que só a alimenta e faz crescer.

PASSO #6: ANALISE E MONITORE A SUA EVOLUÇÃO


como vencer a timidez

Aqueles que desejam demais perder peso se estimulam na caminhada observando seus resultados positivos.

Essa ideia vale para qualquer meta que você estabeleça na sua vida, inclusive a de conseguir entender como perder a timidez.

Vale anotar no diário com quantas pessoas conversou, que assuntos além dos corriqueiros foram abordados, se você se sentiu bem ou não fazendo isso, etc.

Assim fica mais fácil seguir buscando melhoras, sem cair na perigosa zona de conforto, nada conveniente para aqueles que desejam promover uma mudança em suas vidas.

Confira: 7 Razões para Você Sair da Zona de Conforto Imediatamente.

PASSO #7: SEJA RADICAL


como vencer a timidez

Talvez radicalizar seja a melhor forma para ser capaz de compreender de vez como perder a timidez.

A razão é óbvia: se você não se desafia é bem provável que continue alimentando hábitos que te mantém tímido.

Nada melhor do que tomar atitudes inesperadas para sair desse lugar, certo?

Olheu meu exemplo: realizei a apresentação do meu grupo! Também vale conhecer novas tribos, buscar atividades diferentes, mudar de emprego ou quem sabe até de país!

Quando nos expomos a situações limite costumamos reagir de maneiras que nos ajudam a sobreviver, a resistir por mais tempo.

É inegável que isso desperta o melhor de nós.

Procure então fazer algo que se contraponha a sua timidez, e faça mesmo!

Você não demorará para perceber transformações cada vez maiores na sua personalidade e nas suas habilidades sociais!

Não perca: Como Vencer o Medo: Entenda e Supere o Seu.

➪ Fale comigo! Deixe seu comentário logo abaixo.

Você superou alguma situação de timidez? Me conta!
Precisa de ajuda para combater as suas crenças negativas? Me conta também!
As suas experiências servirão como inspiração para outras pessoas.

Forte abraço,
Um Tímido.


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)

  • Pingback: Como Vencer o Medo: Entenda e Supere o Seu | IDV()

  • Pingback: Inteligência Emocional: 10 Traços que as Pessoas Felizes Possuem()

  • Alex Silva

    Estou tentando. È muito difícil. Alem da timidez severa, tenho um tom de voz esquisito.

  • Olá Alex, muito bem-vindo ao IDV!

    É difícil mesmo, mas você já deu o primeiro passo: você reconheceu que tem alguma coisa que gostaria de mudar. Aos poucos, se você segue tentando, finalmente conseguirá superar essa timidez ou, pelo menos, ser menos tímido do que agora. Com certeza!

    Você precisa ter mais confiança em si mesmo. Seu tom de voz pode ser esquisito mesmo, porém se você se mostrar confiante perante a outras pessoas, isso que você acha tão relevante como o tom de voz finalmente ficará em segundo plano.

    No meu caso, como já falei no artigo, também era bem timido, e ainda sou, porém muito menos. Eu fico constantemente saindo da minha zona de conforto nesse quesito: falando em público, tomando a iniciativa em grupos, dando a minha opinião ou mostrando minhas preferências, conhecendo novas pessoas, falando um idioma que não controlo…

    Tente fazer coisas que você, sendo tímido, não gosta de fazer. Desse jeito, daqui a pouco você sentirá que o Alex que escrebeu que tem timidez severa, apenas é um pouco tímido em algumas ocasiões.

    Um abraço e vá na frente!