empreendedores de sucesso

EMPREENDEDORES DE SUCESSO: 7 CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Você sabe qual é a característica que a maioria dos empreendedores de sucesso têm em comum?

Sim, aquela característica na personalidade que vai fazer uma enorme diferença em uma pessoa comum (sem essa característica) e uma pessoa empreendedora (com ela) e que vai determinar o que podem conseguir nas suas vidas?

E o mais importante: será que você possui essa característica única? Será que você tem espírito empreendedor?

Nesse artigo, além de revelar para você essa característica vencedora, eu vou te mostrar outras 6 características importantes que um empreendedor de sucesso deve possuir, e que irão guiar em grande parte a sua trajetória.

Se você está iniciando agora a caminhada do empreendedor, ou tem interesse em fazê-lo em breve, que tal descobrir se as características mais básicas dos empreendedores de sucesso estão aí, dentro de você?

A seguir estão as 7 mais importantes, e uma dessas é a chave do sucesso de um empreendedor.


7 CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO


#1. RESPEITO PELO PRÓXIMO


empreendedores de sucesso

Desde crianças aprendemos em casa que devemos respeitar os outros, não importa a posição que eles ocupem em relação a nós.

Mas a ideia de poder cega muita gente e é difícil encontrar indivíduos à frente de grandes organizações que respeitem o próximo.

É preciso se colocar no lugar do seu colega, superior ou subordinado sempre, tentando compreender o que ele sente e se pondo em seu lugar.

Além do respeito, a empatia é fundamental nas relações humanas, e os empreendedores de sucesso devem dominá-la com maestria.

#2. VÃO MAIS FUNDO CONSTANTEMENTE


empreendedores de sucesso

Profissionais medíocres normalmente se contentam com uma única fonte de informação para suas pesquisas e estudos a respeito de negócios. Fazendo observações pobres do contexto no qual estão inseridos no mercado.

Essa falta de profundidade supõe a quebra de muitos desses empreendedores, que iniciam um negócio estando mal informados.

Esse não é o caso do empreendedor de sucesso, que mergulha o mais fundo que pode na busca pelas informações que poderão ajudá-lo a ser e a fazer o melhor.

E ainda mais, os empreendedores de sucesso, além de aprofundar ideias já exploradas por outros, eles vão além inovando as ideias.

Descubra: O que fazer aos 20 para ser bem-sucedido aos 30.

#3. INSPIRAM PESSOAS COM FACILIDADE


empreendedores de sucesso

Para a produção ser alta e de qualidade em uma empresa é imprescindível que o grupo esteja motivado, e nada motiva mais do que um líder inspirador.

Não é por acaso que empreendedores de sucesso normalmente têm facilidade em despertar em outras pessoas o que há de melhor nelas.

Além disso, eles também são capazes de lembrar aos seus colegas algo que atualmente passa batido na maioria das organizações: quanto mais bem-sucedido for o empreendimento, mais sonhos e realizações serão possíveis para os profissionais que estão ali inseridos!

Um exemplo disso é o do Steve Jobs, fundador da Apple. Ele era um excelente líder, que inspirou uma grande quantidade de jovens empreendedores.

Veja esse artigo recomendado: O que Steve Jobs Pode Nos Ensinar sobre Liderança?

#4. GOSTAM DE INCENTIVAR OS OUTROS


empreendedores de sucesso

Um empreendedor de sucesso não deve ser exageradamente crítico e durão com seus subordinados, muito pelo contrário.

Cada vez fica mais claro que para ser um excelente líder é importante mostrar para aqueles que estão ao seu redor que eles têm valor, que são capazes e que podem fazer mais e fazer melhor também.

Nas mãos do chefe certo muitos descobrem novas vocações, dons e paixões, e esse talento para incentivar quem está próximo é eclipsado na maioria de nós pela necessidade de se destacar mais do que os outros.

A motivação é para seus subordinados o que a água é para a safra. Sem ela, não dá para crescer ou evoluir, nem sequer dá pra existir.

Tem quem diz que um trabalhador motivado vale por 10 trabalhadores desmotivados.

Eu acho essa comparação um pouco fora da realidade, apenas 10?

Quando eu estou motivado, que nem quando escrevo meus artigos, meu rendimento vale pelo de 10.000 pessoas!!  😉

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

#5. SE COMUNICAM COMO POUCOS


empreendedores de sucesso

Transmitir mensagens com clareza e objetividade, buscando também sempre entender o que o outro quer dizer enquanto fala é uma capacidade rara nos dias atuais.

Tempos nos quais se fala muita coisa sem um conteúdo aproveitável e em que quase não se escuta o próximo.

Essa escassez de bons comunicadores dificulta o desabrochar de empreendedores de sucesso, porque não há nada como uma boa comunicação para aqueles que desejam liderar e tocar seus próprios negócios.

Se o interlocutor não entender o que um empresário quer dizer, ele provavelmente terá muitos problemas com clientes e até com a própria equipe, que necessita de um ótimo comunicador continuamente presente. Tanto para ser adequadamente guiada, quanto para ter alguém para se espelhar.

Para começar, 7 Coisas Sobre Comunicação Assertiva Que Você Deveria Saber Para Não Parecer Um Idiota Durante Uma Conversa (E Uma #8 Superdica!)

#6. SÃO HUMILDES


empreendedores de sucesso

Quando se está em posição de liderança é muito difícil manter a modéstia em alta, né?

Muitos empresários são extremamente arrogantes e metidos, acreditam ter o rei na barriga, mas é justamente isso que cedo ou tarde trará a eles a ruína.

Quem deseja ser um empreendedor de sucesso deve sempre reconhecer os méritos daqueles que os rodeiam e dar a eles o devido valor, além de não superestimar demais o valor próprio.

É importante também se manter sempre acessível, disponível e bem disposto para aqueles que te buscam, pois assim você aumenta a sua rede de apoio e ganha mais colaboradores e aliados.

Algo que nem todo chefe tem, porque seus funcionários muitas vezes e por diversas razões não desejam a ele o melhor, bem ao contrário.

Quanto mais humilde você for, mais as pessoas se sentirão a vontade contigo e mais simpatia você vai conquistar, independentemente do contexto em que estiver inserido.

Reconhecer suas realizações, mas não tratá-los como obra exclusiva do seu talento e competência, faz com que aqueles que estão ao seu redor percebam que são valorizados.

#7. PRECISAM TER MUITA, MAS MUITA CORAGEM  (Eis aqui a característica vencedora!)


empreendedores de sucesso

Para ser dono do próprio nariz (e do próprio negócio) é necessário ir contra a maré de pessoas que vive em busca de um emprego estável e cheio de benefícios.

E ainda mais se falarmos do Brasil, onde a grande maioria dos jovens (e não tão jovens) compartilha a meta de conseguir passar em algum concurso público.

Esses cargos representam o mais desejado sonho de estabilidade, salários altos e de reconhecimento profissional que qualquer mortal desejaria possuir.

Quem empreende já está indo pelo caminho contrário da maioria, que deseja poder contar com um salário fixo no final do mês e toda a segurança que isso traduz.

Então a partir do momento que você começa a empreender já está tendo um grande ato de coragem.

A decisão de ter seu próprio empreendimento significa abraçar uma vida de liberdade, claro.

Mas também ter que dar conta de uma quantidade muito maior de responsabilidades, atendendo a expectativas cada vez maiores e tudo isso dentro da incerteza de não saber se o negócio irá dar certo.

Ser um empreendedor de sucesso sendo medroso é totalmente inviável.

Além disso, os obstáculos não são poucos para aqueles que lideram negócios, sejam eles micros, pequenos, médios ou grandes.

Eles surgem o tempo todo, cada vez maiores, e são poucos os incentivos dentro da vida profissional para quem toma a iniciativa de ser dono do próprio nariz.

Outro ponto fundamental a se observar é que são muitas escolhas a se fazer quando se empreende e elas aparecem o tempo todo, algo que pesa para qualquer um que prefere o conforto de viver a vida que sempre sonhou.

Confira: 7 Razões para Você sair da Zona de Conforto Imediatamente.

CONCLUSÃO


empreendedores de sucesso

Tomar a decisão arriscada de empreender não é tarefa fácil, porém é possível, e traz muitos resultados tanto para a vida pessoal quanto profissional de uma pessoa.

Se você pretende fazer um negócio, então deverá aprender e adquirir uma série de características e habilidades, e torná-las uma parte imprescindível de você.

Nesse artigo mostrei para você algumas dessas características determinantes, porém não existe um padrão fixo para ser um empreendedor de sucesso.

Distintas combinações de características resultam em empreendedores de sucesso diferentes entre si, mas muitos deles possuem várias das características que eu te mostrei nesse artigo.

Agora eu quero te conhecer, caro leitor.

  1. Você possui alguma dessas características? De que forma você pode utilizá-las no seu crescimento?
  2. Você quer desenvolver alguma delas? Tem pensado como?
  3. Acha que tem outras características importantes para ser um empreendedor de sucesso? Por que elas são importantes?

Deixe seu coméntario abaixo.

Forte abraço,
Agustín D. Parrondo


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)