habilidades profissionais

AS 9 HABILIDADES PROFISSIONAIS IMPRESCINDÍVEIS PARA TER SUCESSO (a #8 é top)

Quem não gostaria de estar bem colocado em uma daquelas organizações da lista de melhores empresas para se trabalhar do ano?

Você, eu e qualquer um ao nosso redor adoraríamos viver esse sonho, mas a verdade é que ele se torna realidade para poucos e bons.

Nesse caso, apenas para os melhores, aqueles que possuem uma série de habilidades profissionais específicas.

A pregunta é: o que torna um indivíduo indispensável para uma grande empresa? O que faz com que ele chegue a frente dos demais nos processos seletivos e sempre tenha sucesso em tudo que faz?

A resposta está na lista abaixo, com as 9 habilidades profissionais que mais rendem frutos positivos no mercado de trabalho.

Analise cada uma das competências a seguir e veja se você já as domina, ou se pode vir a dominar com esforço e força de vontade! Vamos lá?

HABILIDADE #1: SAIBA SE ADAPTAR


habilidades profissionais

Uma das habilidades profissionais mais admiradas pelos chefes e as empresas é a capacidade de um sujeito de lidar com imprevistos e crises sem grandes dificuldades.

Tem a ver com a facilidade com que você pode sair da sua zona de conforto.

Nesse caso, vale “treinar” um pouco para chegar lá, agindo de maneira ativa o tempo todo e trabalhando com pessoas cada vez mais distintas.

Imponha-se a fazer coisas diferentes para melhorar a sua adaptabilidade, coisas que não costuma fazer e que o fazem se sentir um pouco sem tranquilidade.

Esses fatores ajudam a desenvolver a improvisação e a flexibilidade de um profissional, sem crises.

Por exemplo, eu sai da minha zona de conforto quando viajei e morei no Brasil. É um exemplo extremo, pois eu tive que me adaptar a muitas situações novas.

Você não precisa sair do Brasil para ampliar a sua zona de conforto, dê uma olhada no artigo a seguir para saber mais e obter novas ideias.

Confira: 7 Razões para Você Sair da Zona de Conforto Imediatamente.

HABILIDADE #2: DESENVOLVA SEU AUTOCONHECIMENTO E SUA AUTOCONFIANÇA


habilidades profissionais

Quanto mais competências o indivíduo tem, maior a sua autoconfiança e autoestima, assim como também será grande a sua capacidade de confiar em si mesmo.

Essas características fazem com que o profissional que as detém assuma uma posição de liderança dentro da organização.

É assim, o profissional que chegou a se conhecer, sabe das próprias fraquezas e fortalezas, e tem a habilidade de melhorar umas e se beneficiar das outras.

Por outro lado, uma autoconfiança elevada em si mesmo fará com que o profissional não tema fracassar e atinja com sucesso os seus objetivos mais almejados.

HABILIDADE #3: TENHA INICIATIVA


habilidades profissionais

De que adianta ter ótimas ideias, quando não se toma a dianteira para colocá-las em prática, tornando-as realidade?

O profissional que detém essa habilidade é certamente muito mais veloz e inovador do que os demais. Isso é o que o torna, sem sombra de dúvidas, um capital caro e agregador dentro de uma grande empresa.

Muitas vezes a falta de iniciativa num profissional pode ser devido ao medo: medo de fracassar, de não ser escutado, medo de errar…

Aprenda como bater de frente com seus medos nesse artigo: Como Vencer o Medo: Entenda e Supere o Seu.

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

HABILIDADE #4: SEJA MAIS COMPETITIVO


habilidades profissionais

Uma das competências mais buscadas em um futuro colega pelo setor de recursos humanos de uma organização é a capacidade de competir com os demais, e consigo mesmo.

Não sendo desonesto ou arrogante, claro.

Mas se esforçando para sempre fazer mais e melhor, algo incomum em tempos em que a maioria de nós se satisfaz cumprindo apenas com as suas obrigações.

E olhe lá!

Essa é uma das habilidades profissionais que mais se procura em um novo contratado! Ambição e desejo pelo próprio crescimento.

HABILIDADE #5: TENHA A VISÃO DO CLIENTE


habilidades profissionais

Empresas são criadas basicamente com o intuito de atender às necessidades de seus consumidores alvo, certo?

Afinal, é dessa maneira que elas são capazes de lucrar e de crescer continuamente.

A partir disso não dá para negar que aquele sujeito que consegue compreender o que o cliente quer conta com um grupo de habilidades profissionais que o coloca além da maioria!

HABILIDADE #6: DESENVOLVA A EMPATIA E CRIE BOAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS


habilidades profissionais

Não tem jeito.

Entre as competências mais desejadas em um profissional para uma organização está a sua capacidade para se relacionar com qualidade e com efetividade com as outras pessoas, compreendendo-as e se fazendo ao mesmo tempo compreender.

Quanto melhor for a sua comunicação com a sua equipe e com seus clientes, maior será a sua evolução dentro do mercado, independentemente das dificuldades que venham a se apresentar!

Confira: 7 Coisas Sobre Comunicação Assertiva Que Você Deveria Saber Para Não Parecer Um Idiota Durante Uma Conversa (a #8 é uma Súper Dica!)

HABILIDADE #7: SEJA CAPAZ DE LIDERAR


habilidades profissionais

As pessoas sempre te seguem, não importando a sua direção? Você as motiva, as aconselha e orienta continuamente?

Se suas respostas foram sim é fato que você tem tudo para ser um líder e tanto, algo que está em falta nas empresas, necessitadas de pessoas com habilidades profissionais que humanizem a empresa.

Um bom líder deve saber orientar e dirigir, isso é o que o diferençia de um chefe, o qual apenas encomenda e delega.

Você acha que precisa desenvolver essa habilidade?

Confira então: O que Steve Jobs Pode Nos Ensinar sobre Liderança?.

HABILIDADE #8: PRATIQUE A ARTE DA PERSUASSÃO


habilidades profissionais

Ter entre suas habilidades profissionais aquela que te faz influenciar os demais é um acréscimo e tanto às suas competências pessoais.

Já que esse é o tipo de arma que quando é usada corretamente para o bem ajuda que toda uma equipe se esforce conjuntamente para fazerem as coisas acontecerem da melhor forma.

HABILIDADE #9: SAIBA TRABALHAR BEM EM EQUIPE


habilidades profissionais

Uma empresa é constituída de muito capital humano, que reúne diferentes competências e habilidades profissionais, todas elas fundamentais para seu funcionamento e crescimento, especialmente quando integradas e aliadas.

Não dá para ser realmente colaborativo com a empresa se trabalhar em equipe é um obstáculo e um sofrimento para você.

Nessa disputa ganha quem gosta de conviver e produzir com o próximo continuamente, sem reservas!

E aí, você reúne todas essas habilidades profissionais? Tem só algumas delas ou possui um pouquinho de cada? E vai começar agora a tentar aprimorá-las?

Forte abraço,
Agustin D. Parrondo


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)