hábitos

5 PASSOS COMPROVADOS PARA TOMAR O CONTROLE SOBRE OS SEUS HÁBITOS IMPRODUTIVOS

Você já passou por isso?

Sentiu que o seu nível de produtividade vem caindo dia após dia? Você sente que os resultados que tem obtido não são tão positivos quanto os de antes?

Se as suas respostas para essas perguntas foram “sim”, é bem provável que os hábitos ruins acumulados ao longo de uma vida estejam enfim prejudicando de forma decisiva a sua rotina, questão que deve ser combatida rapidamente.

O hábito… é o grande guia da vida humana – David Hume

O problema é que é sempre muito fácil desenvolver e alimentar esses costumes limitantes, mas é uma batalha daquelas para controlá-los como se deve.

Indiscutivelmente o poder do hábito ruim não pode ser menosprezado. Então que tal conhecer 5 passos comprovados para domá-los e de quebra revertê-los em pontos positivos para o seu cotidiano?

PASSO #1: RECONHEÇA QUE ESTÁ EM APUROS


hábitos

A ideia de ser criticado raramente soa agradável a esmagadora maioria das pessoas, mas exercitar a autocrítica é, sem dúvida, ainda mais complicado.

Quando somos obrigados a encarar os nossos maus hábitos normalmente usamos formas de escapar deles.

O mais comum, sem sombra de dúvidas, é procurar justificativas que nos isentem de culpa, medida que pode até aliviar o peso na consciência e não ferir o ego, mas que na prática não resolve absolutamente nada.

A melhor forma de aceitar que você apresenta uma conduta que precisa ser modificada é analisar os resultados que vem obtendo.

São os que você deseja? Estão de acordo com o que se sonhou?

Caso o retorno seja negativo vale a pena pensar no que é mais importante na sua vida e estar disposto a assumir uma postura realmente transformadora, pois a mudança está em suas mãos e só depende da sua vontade e esforço para acontecer!

Confira: 4 Razões de Peso para Você Mudar de Vida antes de que Seja Tarde.

PASSO #2: ELIMINE OS HÁBITOS NEGATIVOS E PROCURE SUBSTITUTOS POSITIVOS


hábitos

Para fazer isso é importante associar alguma dor à perpetuação desses costumes que impedem seu avanço.

Não, você não vai precisar se machucar fisicamente, mas tente se imaginar lá na frente cultivando essas mesmas condutas que já te trazem prejuízos hoje:

  • O que você pode acabar perdendo se seguir assim?
  • Quais as coisas boas que provavelmente não vão se realizar?

Esses pensamentos têm um peso emocional fortíssimo, capaz de pressionar o suficiente para iniciar uma transformação sincera e necessária.

Da mesma forma, é importante tentar imaginar o que de positivo será acrescentado à sua vida a partir da incorporação de bons hábitos.

É interessante analisar todos os aspectos da sua existência a partir da tomada dessas posturas diferenciadas, focando nos possíveis ganhos que virão como consequência.

Assim você liga a mudança ao prazer, através de um mecanismo de recompensa que costuma funcionar com bastante eficiência!

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

PASSO #3: BUSQUE OPÇÕES MELHORES E QUE TE FAÇAM BEM


hábitos

O poder do hábito ruim sobre a nossa produtividade é devastador, principalmente porque os costumes negativos tendem a se perpetuar por muito tempo, deixando um rastro de destruição no caminho.

A boa notícia é que tão forte quanto uma má conduta é uma boa e como eu disse anteriormente é possível substituir uma pela outra, mas como escolher qual entrará em campo?

Usar a criatividade e o senso analítico nesse momento é primordial. Só você sabe o que te satisfaz e faz bem, então é fundamental tentar se entender antes de escolher os bons hábitos que repelirão os ruins.

Se você fuma ou bebe e deseja parar, que tal colocar o exercício físico no lugar desses costumes, para aplacar a ansiedade que te fazia recorrer a psicotrópicos?

Lógico, isso só valerá se você for ter algum prazer com a prática, e a mesma lógica pode ser aplicada em qualquer situação!

PASSO #4: TRANSFORME O SEU MODO DE PENSAR


hábitos

Talvez a etapa mais complicada desse processo de mudança esteja no fato de que apesar da vontade de se livrar dos maus hábitos o ser humano tem uma dificuldade absurda em transformar o seu jeito de ver o mundo, de pensar as coisas.

Assim a mudança nunca vai acontecer por completo e de modo efetivo, pois a mente viciada por ideais antigos sempre sabotará a instauração dos hábitos novos e, obviamente, complicará o encaminhamento dos projetos que você tem em diferentes áreas da sua vida, afetando fortemente a sua produtividade!

É importante entender que os hábitos novos e positivos devem estar em consonância com seus objetivos.

As escolhas levam a hábitos. Hábitos se transformam em talentos. Talentos são chamados de dons. Você não nasceu desse jeito, você se tornou assim –  Seth Godin

Ser um funcionário público é um desejo seu? Se sim, uma conduta que pode ajudar é determinar uma quantidade de horas por dia para o estudo.

A transformação na maneira de pensar vem dos ideais que você adota para se manter firme nesse sonho.

Seguindo no mesmo exemplo, veja quanto estudaram as pessoas que tiveram as melhores colocações na prova na qual você quer ter aprovação, busque informações sobre os males da procrastinação e reforce em sua mente as vantagens da posição que poderá vir a ocupar, em detrimento a que você hoje ocupa!

Descubra: Procrastinação: 11 Erros Que Você Comete E Que Atrapalham O Seu Crescimento.

PASSO #5:  CONDICIONE-SE PARA CHEGAR LÁ


hábitos

Hábitos positivos são frutos de uma construção contínua que fazemos dentro de nós mesmos.

Você já deve ter vivido isso, mas dentro de outras esferas.

Talvez tenha se obrigado a gostar de algum alimento que precisava comer, ou ainda tenha se esforçado muito para correr, começando pela caminhada em ritmo leve, depois rápido, depois mais rápido, até alcançar o que pretendia.

O mesmo conceito serve para muitos contextos, invariavelmente.

Uma forma realmente eficaz de se condicionar a um novo hábito é imaginar-se vivenciando-o.

Por exemplo, digamos que sua vontade seja de se livrar de vez da sua mania de alimentar pensamentos negativos.

A conduta positiva escolhida para substituir esse costume ruim é escrever em uma folha de papel os motivos para estar satisfeito e para continuar tentando ser mais e mais feliz.

Quanto mais vezes você fizer isso, mais condicionado estará seu cérebro e antes mesmo que o pensamento negativo te tome, a caneta e o papel já estarão nas suas mãos!

Com insistência e dedicação você tornará o hábito parte da sua vida e, consequentemente, sua vida melhorará!

CONCLUSÃO


Para eliminar seus maus hábitos você deve seguir esses 5 passos:

  1. Identificação: reconhecimento dos maus hábitos.
  2. Questionamento: eliminação e substituição dos maus hábitos.
  3. Implantação: estabelecimento de bons hábitos.
  4. Educação: transformação do seu modo de pensar.
  5. Condicionamento para instaurar o hábito: dedicação e motivação para a mudança

Se você aplicar esses passos, com certeza conseguirá tomar o controle sobre os seus hábitos improdutivos.

Se deseja melhorar os seus hábitos em um nível mais avançado, te recomendo a dar uma olhada nesse cursoO coach Paulo Viera é um dos profissionais da área mais valorizados do Brasil, e a qualidade do curso é excelente.

Não só ajuda a estabelecer hábitos adequados, senão também vai te ajudar a conseguir qualquer objetivo e ficar focado no que é realmente importante para você.

➪ Confira o vídeo gratuito!

hábitos

Forte abraço,
Agustin D. Parrondo


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)