pensamentos negativos

A ARTE DE SER OTIMISTA: 4 SIMPLES PASSOS PARA ACABAR COM OS SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS AGORA

Como ter mais pensamentos positivos e menos pensamentos negativos?

Muitas pessoas já seguiram esses passos com o objetivo de aumentar o número de pensamentos positivos do seu dia a dia.

Os passos são bem simples de executar e os resultados são imediatos.

Depois de ler esse artigo, você vai sentir que tem mais poder do que nunca sobre os seus pensamentos, pois eles influem de forma relevante na sua felicidade.

Legal, né? Vamos lá?

PASSO #1: IDENTIFICAÇÃO DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS (ou identificação do inimigo)


pensamentos negativos

“Não tem nada mais perigoso para a própria vida que desconhecer a existência de inimigos”

Incentivo de Vida

Os pensamentos negativos que costumamos ter são automáticos (já que aparecem sem serem chamados) e, na maioria das vezes, não representam à realidade.

Esses pensamentos também influem na sua autoestima, elemento muito importante para sua qualidade de vida e para o seu crescimento pessoal.

Confira algumas dicas sobre autoestima, para você melhorar seu auto-conceito, nesse artigo. Preste especial atenção na #6 dica: Como Melhorar a Auto-Estima lendo SÓ esse artigo?

A consequência de eles não representarem a realidade leva você a um estado de negatividade crônica sobre si mesmo e sobre o mundo que te rodeia, onde tudo e todos fazem que você fique chateado e preocupado por qualquer coisa.

Essa situação é familiar para você?

Imagine uma bolinha rodando pelo chão, e conforme ela roda, imagine como ela vai ficando maior. Isso é o que acontece com os pensamentos negativos; eles viram aos poucos uma bola enorme de preocupações e infelicidade.

– Eu nunca vou poder passar nesse concurso. Sou um idiota”. 

Esse aqui é um exemplo pensamento negativo sobre si mesmo que com certeza não representa fielmente a realidade.

Está bom, não representa a realidade na maioria das vezes, já que no meu caso, minha mãe costuma dizer que eu sou mais idiota do que pessoa – 😄 -.

Felizmente, não é difícil aprender a identificar os seus pensamentos automáticos e negativos, descobrir se eles fazem algum sentido, e mudá-los por pensamentos positivos.

PASSO #2: BLOQUEIO DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS (ou confrontação do inimigo)


pensamentos negativos

Uma vez identificados, e não antes disso, já poderemos então lutar contra eles, não acha?

Para evitar que interfiram na sua vida, você terá que se perguntar se os mesmos são verdadeiros, e justificá-los e discuti-los no caso em que estejam errados.

Você tem que desenvolver a habilidade de falar consigo mesmo.

Sim, e se for em voz alta, melhor ainda.

Quanto mais questionamentos você se fizer, mais fácil vai ser pra você identificar e corrigir esses pensamentos do diabo – não literalmente,eles não são do diabo e você tampouco é 😈-.

O pensamento negativo que identificamos no passo anterior era: “eu nunca vou poder passar nesse concurso”.

Nesse exemplo vamos ver como questionar esse pensamento negativo para ver se o mesmo é verdadeiro:

  • Por que não vou poder passar esse concurso?
  • Por acaso eu já tentei?
  • Eu fiz o meu melhor na primeira tentativa?
  • Será que é o jeito de estudar que está errado?
  • Ou que o tempo que dediquei não foi suficiente?

Uma vez que você sabe quais são os pensamentos negativos e o porquê de eles estarem errados, já vai poder bloqueá-los quando eles apareçam novamente.

E como você vai bloqueá-los?

Um jeito de fazê-lo é gritando: Stop! Parem! Ou alguma coisa semelhante no momento preciso em que eles apareçam.

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

PASSO #3: SUBSTITUIÇÃO DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS POR PENSAMENTOS POSITIVOS (ou fazer do inimigo seu aliado)


pensamentos negativos

Após bloqueá-los, o que você tem que fazer é substituí-los por pensamentos positivos mais realistas e razoáveis.

Não importa se o pensamento negativo é muito grande, ruim ou assustador; você tem que tirá-lo da sua mente e convertê-lo numa oportunidade de mudança, crescimento e progresso.

Ou seja, o pensamento que inicialmente era negativo vai sofrer uma mudança radical e vai virar pensamento positivo (por exemplo, vai virar um pensamento motivador).

Nesse artigo aqui, que você não pode deixar de ler, falo sobre os benefícios que os pensamentos positivos têm na sua vida (o #8 é meu favorito).

Confira: 10 Razões de Peso para Você Ter Pensamentos Positivos

Para fazer essa substituição e análise será necessário um incrível esforço da sua parte, já que vai se sentir muito inconfortável.

Porém, esse é o sinal que indica que você está no caminho correto 👍.

Assim, você vai substituir o pensamento negativo pelo positivo no momento em que o primeiro apareça.

IMPORTANTE: Você não vai deixar que ele entre completamente na sua mente.

Eu nunca vou poder… STOP!

Cara! Como que eu não posso passar nesse concurso? Estou doido? Por acaso não passaram Fulano de Tal e Joaninha de Tal? Se eles puderam, por que eu não vou poder?

Além disso, eu já passei por um monte de outras provas, essa aqui só vai requerer um maior esforço, mas não é impossível: EU consigo. De qualquer jeito, eu vou dar o meu máximo e se fracassar então saberei que eu tentei com todas as minhas forças.

No exemplo, você pode perceber que é importante que os pensamentos sejam realistas. A possibilidade de fracassar também existe, porém não é tão importante se você está decidido a vencer.

Um detalhe: normalmente, as afirmações generalistas que utilizam palavras como “sempre”, “jamais” ou “nunca” costumam ser falsas, e mais ainda quando se encontram dentro de pensamentos negativos.

PASSO #4: MANUTENÇÃO DOS PENSAMENTOS POSITIVOS (ou manutenção da aliança)


pensamentos positivos

Uma vez que você saiba como controlar seus pensamentos, vai ter que fazer disso um hábito e não se render frente às adversidades.

Com o tempo, vai ver como fazer esse exercício de substituição de pensamentos vai virar uma rotina fácil. E será capaz de fazê-lo com a mesma facilidade com a que você respira.

DICAS EXTRAS!


    • Fique rodeado de frases positivas e inspiradoras. Em Incentivo de Vida temos um grande repertório de frases que você pode escrever em um documento, escolhendo aquelas que você mais gosta, e colocar num lugar visível da sua casa onde você possa vê-las todos os dias.

    • Faça afirmações no presente. Quando você quer fazer algo, fale esse algo no presente -nem passado, nem futuro -. Falar as coisas no presente dá a entender que você tem certeza de que vai fazer tais coisas.
      Exemplo: “Eu acho que estudarei amanhã para a prova” ou “Eu vou estudar com certeza amanhã para a prova”

    • Controle o medo. Às vezes, os pensamentos negativos procedem diretamente do medo: medo a fracassar, medo de não ser valorizado, medo a perder alguma coisa…
      A melhor forma de enfrentar os medos é defini-los para depois analisá-los.
      Você deve se fazer a pergunta: O que é o pior que pode acontecer se faço isso?Assim que você analisar as possíveis consequências, você vai ver que elas não são tão graves quanto você achava.

CONCLUSÃO


pensamentos positivos

É sim possível trocar os seus pensamentos negativos por pensamentos positivos mais saudáveis.

A execução dessa técnica vai te trazer muitos benefícios a médio e longo prazo.

Mas para que isso aconteça você tem que pôr em prática esses 4 simples passos e não deixar que nenhum desses pensamentos escape da sua atenção.

Agora, você sabe que existem, sabe como identificá-los e sabe como combatê-los.

Para aplicar essa técnica em qualquer lugar, baixe o infográfico com os 4 Passos. Você pode, por exemplo, baixar para o seu celular, assim ficará disponível para se lembrar dos passos em todo momento.

Forte abraço,
Agustin D. Parrondo


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)