liderança

O QUE STEVE JOBS PODE NOS ENSINAR SOBRE LIDERANÇA 🍏

Três maçãs revolucionaram de maneiras distintas, mas igualmente definitivas a história da humanidade:

  1. A primeira foi a que Eva comeu após ser instigada pela serpente, ainda no Éden.
  2. A segunda foi a que caiu sob a cabeça de Isaac Newton, estimulando o cientista inglês a desenvolver a lei da gravidade.
  3. A terceira e última é a que simboliza a maior empresa de informática da atualidade, sinônimo de inovação e tecnologia, a Apple.

Steve Jobs, seu criador, faleceu em 5 de Outubro de 2011, em decorrência de um raro câncer pancreático, mas não deixou esse mundo sem antes nos dar uma série de lições muito importantes sobre como levar a carreira e entender a própria vida.

Seus ensinamentos mais importantes, entretanto, se concentram no seu estilo de liderança e de gestão de pessoas, apontados por muitos especialistas como as chaves de seu sucesso meteórico e estrondoso.

Veja a seguir alguns dos pensamentos que nortearam a existência e arrancada profissional do homem que transformou todas as bases e diretrizes do que entendemos como tecnologia!

#1. VÁ PARA FORA DA CAIXA


Vá fora da caixa

Designed by Freepik

Não são raros os depoimentos de amigos e de familiares de Jobs apontando-o como um indivíduo que parecia viver alheio ao mundo e as outras pessoas.

Isso não quer dizer que Steve era um sujeito frio e sem empatia, mas que ele alimentava dentro de si a capacidade de pensar além, de ver o que os outros não viam, o que invariavelmente acabava afastando-o daquilo que estamos acostumados a entender como certo, como comum, como normal.

A forma como encaramos aquilo que nos rodeia é determinante não apenas para o comportamento que apresentamos e para as relações que mantemos, mas também para a nossa produtividade.

Quanto mais apegados somos às nossas próprias crenças e entendimentos, mais difícil é compreender outras formas de ver o mundo e as possibilidades e oportunidades que as acompanham por tabela.

Em uma de suas frases mais célebres Jobs disse: “A inovação diferencia o líder de um seguidor” e isso não poderia ser mais verdadeiro.

Reconhecer as limitações impostas pelos paradigmas que te cercam e por tudo que te forma é um passo importantíssimo para melhorar a sua liderança e gestão de pessoas, já que através dessa aceitação é possível sair da caixa, fazendo assim as pazes com a sua criatividade e imaginação.

Essa inovação que Steve Jobs fala, é uma característica dos empreendedores de sucesso.

➪ Descubra: O Que Fazer aos 20 para Ser Bem-Sucedido aos 30.

Fique de olho na DICA EXTRA!

#2. BUSQUE OS MELHORES E OFEREÇA A ELES O SEU MELHOR


Liderança

Designed by Freepik

Descobri que existem pessoas incrivelmente habilidosas em fazer determinadas coisas, e que não é possível substituir uma dessas por 50 comuns – Steve Jobs.

Um erro recorrente entre aqueles que tem que exercer liderança sobre uma equipe é constituí-la de indivíduos apenas competentes e capazes.

Algumas vezes esse descuido demonstra inclusive uma certa insegurança do líder em questão, que busca pessoas que não possam ser consideradas melhores que ele em nada, nunca.

O fato é que quanto mais talentos houverem na sua equipe, melhores e maiores serão seus resultados e conquistas.

Sua função tendo um grupo desse em mãos será manter a motivação em alta, oferecendo a todos um ambiente de valorização, reconhecimento e importância, sem esquecer que você não precisa tornar a vida deles fácil, mas se dedicar a que eles busquem continuamente a excelência, tanto coletiva quanto individual.

Essa aqui é a verdadeira liderança: guie e motive aos seus empregados.

VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?

Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"

#3. ENTENDA QUE TODA GESTÃO DE PESSOAS DEVE SER COLABORATIVA


Gestão de pessoas

Designed by Freepik

Na sua empresa Jobs não estimulava a competição entre seus funcionários, mas a colaboração, um diferencial que não pode ser ignorado diante de seus feitos incríveis.

Especialmente se compararmos a sua gestão de pessoas àquela que é praticada atualmente em grande parte do mercado.

O sucesso só existe quando as capacidades de cada peça são combinadas da maneira mais adequada, então mostrar para seus colaboradores que eles são parte de uma engrenagem é fundamental para a conquista de resultados cada vez mais expressivos.

A ideia é muito simples e até óbvia, mas vem sendo abandonada no meio corporativo: ninguém consegue fazer tudo sozinho com qualidade, então o seu colega de trabalho deve ser visto como um parceiro, jamais como um inimigo!

Como líder, promova a colaboração perante à competição para desenvolver uma melhor liderança.

#4. UTILIZE A PAIXÃO COMO O MAIOR COMBUSTÍVEL DA MOTIVAÇÃO


Motivação e paixão

Designed by Freepik

Comentando sobre como se manter focado em um objetivo por tanto tempo, Jobs disse:

Eu me olhava no espelho todas as manhãs e me perguntava: “Se hoje for o último dia da minha vida será que quero fazer o que estou prestes a fazer hoje? Sempre que a resposta fosse ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sabia que precisava mudar alguma coisa”.

Quantos de nós somos capazes de parar tudo para analisar se estamos satisfeitos e se devemos continuar onde estamos, como estamos e com quem estamos?

Poucos, sem sombra de dúvidas, mas esse exercício difere os bem sucedidos daqueles que fracassam continuamente e não entendem porquê.

É impossível manter a motivação em alta quando a paixão decai.

Se aquilo que você faz te mantém sorrindo, se tira a sua noção de tempo e de outras obrigações e se te entusiasma profundamente, então siga esse caminho.

Esse caminho vai levar você aonde quer chegar, certamente.

Mas, se não for o caso; é hora de reunir toda a sua coragem e se reinventar, e poucos o fizeram tão bem e tantas vezes quanto Steve Jobs!

Veja: 7 Maneiras Inéditas de Aumentar a Sua Motivação no Trabalho (fique de olho na #3).

CONCLUSÃO


Um líder tem muitas qualidades e características, e distintos líderes podem diferir nas suas habilidades pessoais.

Porém, existem várias qualidades básicas, que segundo o Steve Jobs, uma pessoa dedicada à liderança dever ter.

Não esqueça desses atributos se você quiser destacar pela sua capacidade de liderança:

  • Um líder deve se caracterizar por pensar além e inovar.
  • A pessoa que exerce a liderança sobre uma equipe deve procurar o talento e a excelência no seu grupo de trabalho.
  • Uma boa liderança deve se fomentar sobre uma gestão de pessoas adequada e a priorização da colaboração entre os funcionários.
  • O mais importante de tudo: o líder vai levar muito em conta a motivação e a paixão da sua equipe, conhecendo o que lhe incentiva.

Forte abraço,
Agustin D. Parrondo


JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!

Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!

 
Agustin D. Parrondo

Agustin D. Parrondo

Fundador de Incentivo de Vida e psicólogo. O seu principal objetivo é ajudar pessoas para elas poderem disfrutar de uma vida repleta de saúde e sucessos.
Agustin D. Parrondo

Últimos posts por Agustin D. Parrondo (exibir todos)