Três maçãs revolucionaram de maneiras distintas, mas igualmente definitivas a história da humanidade:
- A primeira foi a que Eva comeu após ser instigada pela serpente, ainda no Éden.
- A segunda foi a que caiu sob a cabeça de Isaac Newton, estimulando o cientista inglês a desenvolver a lei da gravidade.
- A terceira e última é a que simboliza a maior empresa de informática da atualidade, sinônimo de inovação e tecnologia, a Apple.
Steve Jobs, seu criador, faleceu em 5 de Outubro de 2011, em decorrência de um raro câncer pancreático, mas não deixou esse mundo sem antes nos dar uma série de lições muito importantes sobre como levar a carreira e entender a própria vida.
Seus ensinamentos mais importantes, entretanto, se concentram no seu estilo de liderança e de gestão de pessoas, apontados por muitos especialistas como as chaves de seu sucesso meteórico e estrondoso.
Veja a seguir alguns dos pensamentos que nortearam a existência e arrancada profissional do homem que transformou todas as bases e diretrizes do que entendemos como tecnologia!
#1. VÁ PARA FORA DA CAIXA
Não são raros os depoimentos de amigos e de familiares de Jobs apontando-o como um indivíduo que parecia viver alheio ao mundo e as outras pessoas.
Isso não quer dizer que Steve era um sujeito frio e sem empatia, mas que ele alimentava dentro de si a capacidade de pensar além, de ver o que os outros não viam, o que invariavelmente acabava afastando-o daquilo que estamos acostumados a entender como certo, como comum, como normal.
A forma como encaramos aquilo que nos rodeia é determinante não apenas para o comportamento que apresentamos e para as relações que mantemos, mas também para a nossa produtividade.
Quanto mais apegados somos às nossas próprias crenças e entendimentos, mais difícil é compreender outras formas de ver o mundo e as possibilidades e oportunidades que as acompanham por tabela.
Em uma de suas frases mais célebres Jobs disse: “A inovação diferencia o líder de um seguidor” e isso não poderia ser mais verdadeiro.
Reconhecer as limitações impostas pelos paradigmas que te cercam e por tudo que te forma é um passo importantíssimo para melhorar a sua liderança e gestão de pessoas, já que através dessa aceitação é possível sair da caixa, fazendo assim as pazes com a sua criatividade e imaginação.
Essa inovação que Steve Jobs fala, é uma característica dos empreendedores de sucesso.
➪ Descubra: O Que Fazer aos 20 para Ser Bem-Sucedido aos 30.
Fique de olho na DICA EXTRA!
#2. BUSQUE OS MELHORES E OFEREÇA A ELES O SEU MELHOR
Descobri que existem pessoas incrivelmente habilidosas em fazer determinadas coisas, e que não é possível substituir uma dessas por 50 comuns – Steve Jobs.
Um erro recorrente entre aqueles que tem que exercer liderança sobre uma equipe é constituí-la de indivíduos apenas competentes e capazes.
Algumas vezes esse descuido demonstra inclusive uma certa insegurança do líder em questão, que busca pessoas que não possam ser consideradas melhores que ele em nada, nunca.
O fato é que quanto mais talentos houverem na sua equipe, melhores e maiores serão seus resultados e conquistas.
Sua função tendo um grupo desse em mãos será manter a motivação em alta, oferecendo a todos um ambiente de valorização, reconhecimento e importância, sem esquecer que você não precisa tornar a vida deles fácil, mas se dedicar a que eles busquem continuamente a excelência, tanto coletiva quanto individual.
Essa aqui é a verdadeira liderança: guie e motive aos seus empregados.
VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DESSE ARTIGO?
Coloque seu email abaixo para receber gratuitamente conteúdo atualizado, além do ebook: "Compreenda-Se, O Guia Rápido Para o Auto-Conhecimento"
#3. ENTENDA QUE TODA GESTÃO DE PESSOAS DEVE SER COLABORATIVA
Na sua empresa Jobs não estimulava a competição entre seus funcionários, mas a colaboração, um diferencial que não pode ser ignorado diante de seus feitos incríveis.
Especialmente se compararmos a sua gestão de pessoas àquela que é praticada atualmente em grande parte do mercado.
O sucesso só existe quando as capacidades de cada peça são combinadas da maneira mais adequada, então mostrar para seus colaboradores que eles são parte de uma engrenagem é fundamental para a conquista de resultados cada vez mais expressivos.
A ideia é muito simples e até óbvia, mas vem sendo abandonada no meio corporativo: ninguém consegue fazer tudo sozinho com qualidade, então o seu colega de trabalho deve ser visto como um parceiro, jamais como um inimigo!
Como líder, promova a colaboração perante à competição para desenvolver uma melhor liderança.
#4. UTILIZE A PAIXÃO COMO O MAIOR COMBUSTÍVEL DA MOTIVAÇÃO
Comentando sobre como se manter focado em um objetivo por tanto tempo, Jobs disse:
Eu me olhava no espelho todas as manhãs e me perguntava: “Se hoje for o último dia da minha vida será que quero fazer o que estou prestes a fazer hoje? Sempre que a resposta fosse ‘não’ por muitos dias seguidos, eu sabia que precisava mudar alguma coisa”.
Quantos de nós somos capazes de parar tudo para analisar se estamos satisfeitos e se devemos continuar onde estamos, como estamos e com quem estamos?
Poucos, sem sombra de dúvidas, mas esse exercício difere os bem sucedidos daqueles que fracassam continuamente e não entendem porquê.
É impossível manter a motivação em alta quando a paixão decai.
Se aquilo que você faz te mantém sorrindo, se tira a sua noção de tempo e de outras obrigações e se te entusiasma profundamente, então siga esse caminho.
Esse caminho vai levar você aonde quer chegar, certamente.
Mas, se não for o caso; é hora de reunir toda a sua coragem e se reinventar, e poucos o fizeram tão bem e tantas vezes quanto Steve Jobs!
Veja: 7 Maneiras Inéditas de Aumentar a Sua Motivação no Trabalho (fique de olho na #3).
CONCLUSÃO
Um líder tem muitas qualidades e características, e distintos líderes podem diferir nas suas habilidades pessoais.
Porém, existem várias qualidades básicas, que segundo o Steve Jobs, uma pessoa dedicada à liderança dever ter.
Não esqueça desses atributos se você quiser destacar pela sua capacidade de liderança:
- Um líder deve se caracterizar por pensar além e inovar.
- A pessoa que exerce a liderança sobre uma equipe deve procurar o talento e a excelência no seu grupo de trabalho.
- Uma boa liderança deve se fomentar sobre uma gestão de pessoas adequada e a priorização da colaboração entre os funcionários.
- O mais importante de tudo: o líder vai levar muito em conta a motivação e a paixão da sua equipe, conhecendo o que lhe incentiva.
Forte abraço,
Agustin D. Parrondo
JUNTE-SE A MILHARES DE LEITORES INTELIGENTES E RECEBA ATUALIZAÇÕES, ARTIGOS E DICAS IMPERDÍVEIS PARA TURBINAR O SEU CRESCIMENTO (é grátis)!
Além disso, você poderá baixar o eBook de Incentivo de Vida, completamente GRÁTIS. Coloque seu email abaixo para receber. Compreenda-se!